Cartórios vão emitir RG, carteira de trabalho e passaporte em MS

Cidades

A lei que altera registros públicos civis, sancionada pelo presidente Michel Temer e publicada na edição de ontem (27) do Diário Oficial da União, poderá começar a ter efetividade em Mato Grosso do Sul a partir de 2018. Esta é a previsão da Associação do Notários e Registradores de Mato Grosso do Sul (Anoreg-MS).

Em coletiva à imprensa realizada esta tarde, o diretor da entidade, Lucas Zamperlini, explicou que entre as principais alterações está a permissão para emissão de documentos como carteira de identidade (RG), carteira de trabalho e passaporte.

“Mas tudo depende de convênios com os órgãos emissores. Vamos precisar definir detalhes e treinar os funcionários dos cartórios. Mas para emissão destes documentos já é usado um documento emitido exclusivamente nos cartórios, que são a certidão de nascimento e casamento. Além disso, no Brasil, 17 estados brasileiros inclusive o Mato Grosso do Sul já tem dados interligados relativos a certidões de nascimento, casamento e óbito”, detalhou Zamperlini.

O Estado tem 96 cartórios de registro civil, três em Campo Grande e muitos deles instalados em distritos.

“Onde o poder público não chega, tem um cartório que pode dar acesso a estes documentos aos cidadãos”, explicou o representante da Anoreg-MS.

O acesso mais fácil é o principal benefício para a população, que também não precisará agendar a emissão e não deverá enfrentar filas.

Além do acesso, a legislação passou a permitir que a certidão de nascimento indique como naturalidade do bebê o município de residência da mãe, em vez da cidade onde ocorreu o parto.

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades
Moradores do Aero Rancho pintam placa de obra parada com barro da própria rua

Moradores do bairro Aero Rancho que residem próximos ao cruzamento da Avenida Graça Aranha, com a rua Taumaturgo, reclamam da paralisação da obra de asfalto, que começou em junho, mas não teve andamento. Indignado, um senhor pegou uma balde de barro da rua e resolveu pintar a placa da obra, …

Cidades
Semana vai começar com ‘friozinho’ de até 12ºC em MS

Depois das chuvas dos últimos dias um friozinho de 15ºC na Capital e 12ºC no Estado nesta segunda-feira (2) é considerado como um “bônus” para quem não estava aguentando o calorão feito em setembro. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com a aproximação de um novo sistema …

Cidades
Vento forte derruba árvore e danifica poste e fiação próximo da UFMS

Forte rajada de vento na manhã de hoje (1º) derrubou uma árvore, que caiu por cima de um poste e danificou a estrutura de concreto e a fiação. O ocorrido foi na Rua Sertãozinho, no Bairro Ipiranga. Com a queda, a estrutura de concreto do poste ficou danificada na parte …